Como transportar pássaros para torneios sem prejudicar o canto

Se o seu desejo é ter um pássaro campeão na sua criação, você sabe que precisa se preocupar com várias questões, entre elas ter um bom resultado nos campeonatos.

E para chegar neles, só a alimentação balanceada e a rotina de treinos não é o bastante. Você precisa adicionar a essa lista o cuidado com o transporte.

Sim, isso é mais importante do que você imagina e eu vou te explicar o motivo.

Ao escolher ter um pássaro atleta, você sabe que precisa ter uma rotina de treinos, alimentação regrada e manejos próprios para evitar maiores estresses. E é aqui que o cuidado com o transporte entra, como uma maneira de evitar estresse.

Isso vai fazer com que ele vá se acostumando com o balançar do carro, e vá ficando mais tranquilo.

Você deve começar com pequenas voltas de 10 a 15 minutos e ir aumentando aos poucos de acordo com a aceitação do pássaro.

Ele aceitando, você pode ir aumentando o período que ele fica dentro do carro, e colocar também os parceiros que irão ajudar seu campeão a ficar mais tranquilo durante o trajeto.

Sobre a segurança das gaiolas, você pode colocar um tecido mais grosso no chão ou no porta-malas, onde você achar mais seguro para deixar as gaiolas. Isso ajuda com que elas não fiquem tão soltas dentro do carro.

Atenção, se você colocar um cobertor muito grosso, vai ser preciso regular a temperatura do ar-condicionado, pois o cobertor tem a tendencia de absorver a temperatura do ambiente.

A utilização das capas em todas as gaiolas é importante para que diminua o estresse da visão, ele está em um ambiente diferente do que ele está acostumado, e isso pode refletir nos números na hora do campeonato.

Se a viagem demorar mais do que 4 horas, é importante com que você pare, faça um descanso, troque a água do bebedouro. Isso é importante para manter as vias aéreas sempre lubrificadas para estimular o canto.

Se o clima é muito seco ou muito úmido, o ideal é que você tenha pelo menos 1 dia para que o seu pássaro descanse da viagem e se adapte ao novo clima.

Por exemplo, se você mora em uma cidade com o clima quente e úmido e vai participar de um torneio no domingo em um local quente e seco.

O ideal é que você viaje na sexta à noite, para que seu pássaro possa se recuperar da viagem no sábado e conseguir cantar no domingo.

Outra questão importante é o horário em que você irá viajar com ele. O ideal é sempre antes das 10 da manhã e após as 16 horas da tarde.

Pois quanto mais forte ele estiver, mais água ele irá puxar do ambiente, e isso diminuiu a qualidade do canto.

Verificar aplicativos de trânsito é algo superimportante de ser feito, pois dessa forma você tem uma previsão de quanto tempo irá levar para finalizar a viagem com seu pássaro, e consegue se preparar para encontrar lugares seguros na estrada, caso precise pernoitar com seu pássaro.

O transporte para os torneios ou exposições é uma fonte de estresse, que pode e deve ser planejada para ter o mínimo de sintomas colaterais e consiga manter a qualidade de canto.

Seguindo essas informações, seu pássaro vai poder focar em usar toda a sua energia em alcançar as maiores notas.

2 comentários em “Como transportar pássaros para torneios sem prejudicar o canto”

  1. Muito bom. Acho que tem gente que não se dá conta do nível de estresse que os bichos passam durante o transporte, esse texto ajuda a cuidar dos detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *